"Para que a educação seja verdadeiramente eficaz tem de penetrar nas profundezas da alma do aluno".
A desconexão da educação judaica padrão
Na minha opinião, existe um problema sério na Educação Judaica, um problema que não será resolvido por uma mudança no plano de estudos nem pelo desenvolvimento de educadores mais conhecedores. Não é um problema de pedagogia ou conteúdo. É um problema de alunos desconectados, desde a escola diurna até o yeshivot avançado, não estão se conectando pessoalmente ao que estão aprendendo.
Por que isso acontece? Esta situação é o produto de um sistema que vê a educação como uma experiência mente-a-mente, cujo objetivo é transmitir massas de conteúdo, alheio ao grau com que o aluno se conecta ou integra emocionalmente na vida cotidiana. É uma abordagem que não enfatiza a relevância pessoal, o significado pessoal, ou tocar os corações dos alunos. É uma abordagem mente-a-mente que inevitavelmente resulta em uma sensação de desconectada o aluno não se tornou pessoalmente afetado pelo que ele / ela aprendeu.
Integração da mente, do coração e do corpo
Há outra abordagem. Uma abordagem que foi de fato favorecida pelo Gaon de Vilna, pelos mestres da Cabala, pelos mestres hassídicos, Rav Kook, Aish Kodesh e Abraham Joshua Heschel. É uma abordagem que se baseia na sabedoria da Cabala, no entendimento de que, para que a educação seja verdadeiramente eficaz, ela tem de penetrar nas profundezas da alma do aluno. Não é uma abordagem mente-a-mente, mas uma aproximação de uma pessoa inteira a outra pessoa inteira, de mente, coração e corpo a outra mente, coração e corpo.
Como funciona esta abordagem?
Primeiro, o coração está envolvido. O Talmude afirma: "Uma pessoa só aprende onde seu coração está conectado", um ambiente seguro e solidário é criado; Sem cinismo ou julgando os outros. Somente em um "espaço seguro" o aluno será capaz de se envolver pessoalmente com o material. As atividades são projetadas para permitir a cada participante ouvir ativamente a si mesmo e aos outros sobre o assunto estudado. Esta escuta e subsequente partilha com outros coerções todo o grupo como um todo e começa a promover uma comunidade de abertura de compaixão.
Então, a mente está envolvida. Um assunto é estudado. O pensamento crítico e rigoroso está envolvido. Esta sempre foi a força de Pardes.
Então o corpo está engajado. Uma atividade experiencial permite então que o aluno tome essa experiência de mente / coração e a expresse através de vários meios, incluindo arte, drama, escrita criativa ou movimento. O objetivo aqui não é o desempenho. Em vez disso, o objetivo é atualizar fisicamente o que foi até agora abstrato e interno. Essa experiência tangível serve para concretizar o que a mente e o coração já experimentaram.
Aprendizagem Judaica Impaciente
Esta integração experiencial resulta em uma profunda conexão pessoal com qualquer assunto que tenha sido aprendido, ele cria alunos apaixonados. Os alunos começam a perceber que o judaísmo não é apenas sobre o conteúdo de aprendizagem, não é apenas sobre saber coisas, mas que a profunda sabedoria do judaísmo pode impactar e melhorar suas vidas.
Publicado por: Aryeh Ben David, 25 de agosto de 2004.
Original em:http://elmad.pardes.org/2004/08/philosophy-of-spiritual-education-2/
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